11 3207-5703

Associação Orquidófila de São Paulo

Vendas On-line

Livro: Orquídeas – Manual de Cultivo Vol. 2 – R$ 70,00

Veja aqui algumas idéias que nortearam esta publicação da AOSP
 
PAIXÃO E DESAFIO

A paixão pelas orquídeas tanto pode gerar grandes colecionadores e comerciantes, como pequenos hobistas. Quase todos, porém, vão se interessar em desvendar os segredos desse mundo fascinante e aceitar seus desafios.

Um deles, dói no bolso. Por falta de orientação, muita gente perde boas plantas compradas até em dólar. E aí decidem começar a estudar.

PESQUISA DIFÍCIL

Mas não é fácil pesquisar sobre orquídeas no Brasil. A bibliografia é escassa e, na maior parte das vezes, ou é extremamente especializada, cara e inviável para um leigo, ou está em outras línguas, como inglês, japonês, chinês, espanhol.

Tendo insistido na pesquisa, desafio quase que obrigatório, quando a gente começa a perder plantas, eu estava com um material razoavelmente pronto sobre cultivo, pragas, doenças e adubos quando a AOSP se interessou em oferecer folders sobre cultivo de orquídeas em suas exposições,.

O EMBRIÃO

Mas, como ainda faltavam informações sobre a identificação das flores, coisa que não caberia no espaço exíguo de um folheto, veio a idéia de um livro.
Como o próprio nome diz, é um manual, ou seja, um livro para se ter à mão no orquidário, para identificação de espécies de orquídeas e resolver problemas práticos de cultivo.

UMA IMAGEM FALA POR MIL PALAVRAS

Com fotos de 506 espécies, o orquidófilo tem mais chance de identificar sua flor, dando-lhe o nome correto. Isto porque, apesar de insistirmos para que não se compre orquídea sem o nome, principalmente se for híbrida, muitas vezes, as pessoas compram mudas de mateiros ou ganham de presente ou até perdem a etiqueta no orquidário e, quando a planta floresce, não sabe o nome da flor. E saber o nome da orquídea que se tem, é importante para melhor cultivá-la.

MAS AINDA NÃO DIZ TUDO

Fotos são importantes, pois a imagem fornece informações quase impossíveis de se obter numa descrição verbal. Mas, como a foto ainda não diz tudo, cada flor, além do lugar de origem, é apresentada com outros dados essenciais, como a dimensão da flor e da haste floral, altura da planta, época de floração, duração da flor, sombreamento e tolerância de temperatura.

NOMES E CULTIVO DE ORQUÍDEAS

As dicas de cultivo são simples e práticas e servem tanto para o iniciante como para o colecionador experiente que estiver perdendo uma planta e quiser aproveitar uma experiência diferente.

Assim, aqui estão regras para escrever e pronunciar nomes de orquídeas, tudo que é necessário para um plantio adequado, adubação química e orgânica, combate a pragas e doenças, além de informações sobre cuidados importantes para quem vai comprar um vaso de orquídea, quem vai montar um orquidário ou quer cultivar orquídeas em apartamento.

ESPÉCIES MAIS ENCONTRADAS

A preocupação em fazer um livro útil, focalizando as espécies mais encontradas no Brasil, e que, ao mesmo tempo, seja acessível para o bolso da maior parte dos orquidófilos do Brasil, foi uma constante para nós, levando-nos a optar sempre pela informação essencial, sem abranger aprofundamentos desnecessários para o público medianamente informado.

TRABALHO DE MUITOS

Formamos um grupo, na AOSP, e cada um ficou responsável por uma parte. Eu, com as noções gerais de cultivo que já estavam no folder e que foram ampliadas e uma parte das fotos, a Márcia com a outra parte das fotos, a Lúcia com a morfologia e o Gilson com a matéria sobre adubos naturais ou orgânicos.

Indiretamente, toda a diretoria da AOSP também participou da criação deste livro, pois foram muitas cabeças pensando e trabalhando para melhor concretizá-lo.

Denitiro Watanabe

Volume II: 348 páginas com mais de 442 espécies e 295 híbridos identificados por fotos e informações completas. Dicas de adubação, todos os gêneros com descrição de habitat e noções de semeadura e hibridação.


O produto será entregue dentro de 5 a 7 dias úteis após a confirmação do pagamento. 

© Copyright 2012 – AOSP Associação Orquidófia de São Paulo – Todos os direitos reservados
Endereço: R. São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo / SP – CEP: 01508-001
Telefone: 11 3207-5703
E-mail: aosp@aosp.com.br